Origens

Centro Espírita William Crookes

Surgiu com a extinção do Centro Espírita Wanderley Clack por problemas internos. Cuja assembleia de extinção ocorreu na Praça Pedro II n º 57, Maceió conforme consta em ata de 10 de dezembro de 1934.Sob a presidência do Sr. José Joaquim de Lima que foi também primeiro presidente da Federação Espírita de Alagoas. Sendo que foi doado os móveis e arquivos ao Centro Espírita William Crookes fundado no mesmo dia e observando-se que o último presidente do Centro Espírita Wanderley Clack foi o Cel. Manoel Zeferino.

Fundação do Centro Espírita William Crookes

Fundado em 10 de dezembro de 1934 na Praça Pedro II n º 57 em Maceió sob a presidência do Sr. José Joaquim de Lima conforme ata   e aprovação do primeiro estatuto. Sendo eleitos para o período social de 1934 e 1935:

Presidente – José Joaquim de Lima

Vice-Presidente – Clovis Jordão de Andrade

1ºSecretário Elpydio Cristiniano dos Santos

2º Secretário – José Leopoldino Filho

Tesoureiro – José Coelho de Souza

Bibliotecário – Luiz X. Machado

Sede própria

Houve uma doação da Prefeitura Municipal de Maceió de pequeno prédio em ruínas situado a Avenida 5 de julho n º 629 e após restauração foi instalado em 10 de março de 1937 as duas primeiras classes do Grupo Escolar Antonio Pombo. Três anos depois foi realizada uma ampliação deste educandário com a criação de mais três salões de aula elevando-se as matrículas para cerca de 300 crianças.

Posteriormente, foi construído um pavimento superior no antigo prédio para a sede social e auditório escolar e em 21 de outubro de 1945 foi posta em funcionamento a Creche Leopoldo Ferreira cujo patrono foi considerado um exemplo de humildade e abnegação, instalada provisoriamente em dependência anexa ao mesmo edifício.

O estágio alcançado na época teve apoio dispensado pelos poderes públicos, outros do cenário político e social da época 1. No objetivo de ver desenvolver-se o ideal cultivado com carinho em relação a assistência a infância necessitada.

 

Ginásio Erasmo Porangaba

Foi fundado e mantido pelo Centro Espírita William Crookes. Conforme Jornal de Alagoas de 17 de outubro de 1960 aconteceu uma solenidade de inauguração de uma biblioteca no Ginásio Erasmo Porangaba. Contou com a presença de espíritas, inclusive de membros da família do saudoso jornalista e escritor3 Lafayette Bello que foi durante anos figura de excepcional relevo do CEWC. Nesta data foi feita a inauguração de mais um salão de aula do Ginásio, destinado a acomodar no ano posterior. Na inauguração usou a palavra o Presidente do Centro Sr. Eurides Porangaba e o Diretor do Ginásio Professor Albuquerque Barros. Em seguida foi feita a instalação do Grêmio Literário “Lafayette Bello e ao mesmo tempo da biblioteca também chamada Lafayette Bello. Usaram a palavra de novo Srs. Eurides Porangaba e Professor Albuquerque Barros. Ao finalizar na sala onde funcionava a biblioteca e grêmio foi feita a aposição do retrato do patrono 2 diante de intensa emoção das pessoas de sua família, bem como dos velhos companheiros de trabalho espírita de Lafayette Bello.

Nessa ocasião como sobrinho do homenageado usou a palavra Adherbal Arecippo, congratulando-se com a Diretoria e Ginásio pela iniciativa.

Centro Espírita William Crookes no tempo

O CEWC incorporou a Mocidade Humberto de Campos com seu patrimônio incluindo o Educandário Humberto de Campos na Av. Comendador Leão.

Conforme Gazeta de Alagoas de 16 de abril de 1961, o Centro Espírita William Crookes mantinha:

Ginásio Erasmo Porangaba

Grupo Escolar Antonio Pombo

Educandário Humberto Campos

 

1 Governador Arnon de Mello antes de assumir as funções na época, conseguindo uma emenda um auxílio substancial para a construção da creche, por meio de uma emenda proposta na União, apresentada pelo Senador Ferreira de Souza.

O Deputado Freitas Cavalcante foi um dedicado amigo do Centro e obtendo subvenções e auxílios.

O Departamento Nacional da Criança auxiliou moral e materialmente.

Sra. D Leda Collor de Mello teve sua participação na Legião Brasileira de Assistência.

Diversas organizações do comércio e indústria.

Dr Tavares de Barros construtor do prédio e ficou patenteado seu desprendimento, também com sua capacidade técnica e profissional

2 Lafayette Bello

 

Pesquisa: Edmar Barros-Outubro de 2016